SHOPPING D. PEDRO: 3208-1382
UNIDADE BARÃO: 3308-1111
UNIDADE CAMBUÍ: 3254-0294
SHOPPING IGUATEMI: 3254-0287
SHOPPING GALLERIA: 3766-5053
CAMPINAS-SP

Dia 18 de Junho Dia da Imigração Japonesa no Brasil

Kasato_Maru_Postal_CardA imigração japonesa no Brasil começou no início do século XX, através de um acordo entre o governo japonês e o brasileiro, com início oficial em 18 de junho de 1908, quando o navio Kasato Maru aportou em São Paulo trazendo 781 lavradores para as fazendas do interior paulista, parando quase que totalmente em apenas em 1973, contando-se quase 200 mil japoneses estabelecidos no país.

Influências no País

Os imigrantes japoneses aperfeiçoaram as técnicas agrícolas e de pesca dos brasileiros. Ajudaram na difusão de técnicas de produção de alimentos através da hidroponia e da plasticultura.
É notável o seu trabalho na aclimatação ou desenvolvimento de vários tipos de frutas e vegetais antes desconhecidos no Brasil, no total trouxeram mais de 50 tipos de alimentos, entre eles o caqui, a maçã Fuji, mexerica poncã e o morango.
Além dos alimentos trazidos pelos imigrantes japoneses no Brasil destaca-se também a grande expansão da avicultura brasileira que só cresceu de vez quando foram trazidas aves-matrizes do Japão e com a experiência dos imigrantes japoneses nas granjas. Como consequência os estados que receberam os imigrantes tiveram um aumento na renda e a elevação do PIB.
Com a oferta de novos alimentos eles mudaram os hábitos alimentares dos brasileiros, pois, introduziram vários produtos que não faziam parte da dieta nacional. A fruticultura, anteriormente, restrita às propriedades próximas dos centros consumidores, com a influencia dos imigrantes expandiu-se para as diferentes cidades do interior do Estado de São Paulo e outros estados brasileiros, havendo o emprego das mais avançadas tecnologias a ponto de representar um importante item na balança comercial do país, e inúmeras influências positivas em diferentes áreas.

Influências da Culinária Japonesa no Brasil

buffet comida japonesaA culinária japonesa é uma das principais influências em nosso país. Os japoneses, ao chegarem ao Brasil se depararam com um enorme contraste culinário. A comida brasileira era rica em gordura de porco e farinhas de milho e mandioca, verdadeiros mistérios para eles.
Mais próximo do cardápio japonês era só o arroz, que para surpresa dos imigrantes era combinado com feijão, que em sua terra era usada como ingrediente para doces.
Tão comum na culinária cotidiana do Japão, o peixe era exceção na mesa brasileira. No interior de São Paulo, era possível consumir somente os peixes pescados em rios e córregos.
Naturalmente, apareceram os primeiros restaurantes japoneses no bairro da Liberdade em São Paulo, que atendiam principalmente os imigrantes recém chegados e a comunidade japonesa, normalmente servindo comida japonesa e comida brasileira.
Aos poucos o sabor da comida japonesa caiu nas graças dos brasileiros, atraídos pela comida saudável com aparência sedutora e harmoniosa, e os pequenos restaurantes da Liberdade alcançaram um notável sucesso.

Em meados de 1980, a culinária japonesa se tornou uma unanimidade entre as cozinhas orientais, e se espalharam por todo o Brasil, ganhando pitadas do tempero brasileiro apreciada em todo país.

Referências: Wikipedia e Artigo Científico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>