SHOPPING D. PEDRO: 3208-1382
UNIDADE BARÃO: 3308-1111
UNIDADE CAMBUÍ: 3254-0294
SHOPPING IGUATEMI: 3254-0287
SHOPPING GALLERIA: 3766-5053
CAMPINAS-SP

Como começar BEM a comer comida japonesa?

medo-de-comida-japonesa

A pessoa namora alguém e quer agradar. Ou acha lindo um prato japonês, tem maior curiosidade, mas tem medo do gosto. Ou é convidado para ir a um restaurante japonês que não tem como recusar.

É sempre o mesmo drama. O cara pensa no restaurante japonês e lembra logo do peixe crú, daí fica cheio de arrepios!

Não precisa ter medo. Comida japonesa não é só peixe crú. Se não quiser provar, você pode escolher um grelhado ou outros pratos quentes.

Você não vai passar fome em um restaurante japonês.

Tem outra coisa: não coma obrigado. Sempre tem aquele chato que fica insistindo para você comer só para tirar sarro da sua cara. Diga não, prefiro o grelhado e ponto final.

Este é o guia definitivo para quem QUER começar a se aventurar no mundo da comida japonesa e não quer fazer feio.

Dica nº1: Nunca vá direto no Sashimi!

Comece devagar, o único ingrediente do Sashimi é o peixe crú. Se você nunca comeu, não vai inventar de enfiá-lo na boca logo de cara. Existem outros pratos mais “tranquilos” para você habituar seu paladar.

Dica nº2: Capriche no Shoyu!

A regra diz que não pode colocar muito Shoyu! Mas se você está começando essa dica é importante, não siga a etiqueta.

Ele é o tempero do negócio, como você não está habituado com o sabor do peixe, coloque um pouco mais.

O Shoyu vai se sobressair e você vai sentir menos o gosto do peixe. Quando seu paladar estiver acostumado reduza aos poucos.

Não se esqueça de colocar a Raiz Forte, ela dá um gostinho no molho, mas não exagere… ela é ardida por isso coloque apenas a pontinha do hashi.

Quando você mergulhar os Sushis no Shoyu eles podem desmanchar, no começo opte pelos que vem enroladinhos naquela fitinha preta (que por acaso é alga, e quase não tem gosto). E se você tiver dificuldade com o hashi peça auxílio ao garçom, ele vai ou fornecer uma peça que encaixa no hashi ou vai enrolar um elástico na ponta.

Dica nº3: Começe com os Sushis SEM Peixe e Sushis Empanados

futomaki-californiaExperimente o Hossomaki (que é um sushi pequenininho) de Pepino (arroz c/ pepino) e os diversos California (são doces com salgado, pode ir manga, morango, cream cheese e kani).
O Kani é um produto processado de peixe, bem suave, aromatizado com carne de carangueijo.
Os empanados são os Hot Rolls, que são os mesmos rolinhos só que empanados e fritos, provavelmente você não terá problema nenhum em prová-los.
Existem também os Futomakis que são os Shushis Grandões. Tem o Nashi com legumes e omelete e kani e o Vegetariano, com rúcula, tomate seco e cream cheese que são ótimos.

Dica nº4: Agora a brincadeira começa! Experimente os Sushis Pequenininhos (Hossomakis) COM peixe

hossomakiO Salmão tem um sabor mais suave e o quadradinho de peixe no Hossomaki deve ter só 1cm. Dê uma boa mergulhada no Shoyo leve inteiro à boca (NÃO corte ou morda), sinta o gosto, mastique um pouco e engula. Não fique mastigando eternamente o negócio.

Se deu tudo certo até aqui você pode experimentar mais um pouco. Ou se preferir já pode correr para os pratos quentes!

Tudo certo? Ótimo!

Dica nº5: Agora vá de Futomakis, os Sushis Grandões COM peixe

Por serem maiores, eles possuem mais ingredientes com várias combinações. São bastante apreciados o de Salmão com Cream Cheese e o de Pepino Picadinho coberto com Salmão e Cream Cheese… uma delícia!

Pronto! Você já pode dizer para todo mundo que comeu em um restaurante japonês e ADOROU!

Quer mais?! Próximos passos!

Dica bônus: Esta dica é só para quem gostou de TUDO até aqui e é corajoso!

niguiriSe você gostou de tudo e quer ousar um pouco mais, experimente o Niguiri de Salmão, que são aqueles sushis prensadinhos de arroz com um pedaço maior de peixe, por isso você vai sentir BEM seu gosto.
A dica do Shoyu vale ainda mais, só que o Niguiri desmancha com facilidade e para comê-lo você precisa de rapidez e habilidade com o hashi (os palitinhos que você usa como talher), por isso não vá encarar essa na frente do chefe ou da namorada nova!

Este é um bom começo para quem quer experimentar o maravilhoso sabor da comida japonesa.

Com o tempo experimente de tudo, não é a toa que a gastronomia japonesa é uma das mais apreciadas do mundo. Se você começar devagar com certeza não vai se arrepender!

Vamos para o Nashi hoje?

7 thoughts on “Como começar BEM a comer comida japonesa?

    • Luana

      Olha, vá com alguém q sempre come e peça o festival ou o rodízio, assim vc experimenta de tudo! Foi assim q eu comecei…e AMO TODOS!

  • Lucy Santos

    Meu marido é Sushi Man e sempre me traz as novidades da casa eu amo essas dicas me adiantaram muito no início principalmente a ideia de comer aos poucos não provar muitos de uma só vez. Eu aprendi a gostar e sou apaixonada por sushi. Super recomendo a comer alguns com as mãos, não tem problema. O grande erro é comer com garfo ;)

    • gzorza Post author

      Muitos pratos japoneses incluem ingredientes agridoce e alguns Sushis combinam frutas com ingredientes salgados.
      Quando a gente não conhece bem os pratos é uma boa ideia perguntar ao garçom ou a alguém mais experiente quais são os ingredientes, principalmente se vc tiver restrição a algum tipo de ingrediente ou não goste de coisas específicas, como misturar doce com salgado por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>