SHOPPING D. PEDRO: 3208-1382
UNIDADE BARÃO: 3308-1111
UNIDADE CAMBUÍ: 3254-0294
SHOPPING IGUATEMI: 3254-0287
SHOPPING GALLERIA: 3766-5053
CAMPINAS-SP

Comida Japonesa: Patrimônio Cultural da Humanidade

Você sabia que a culinária japonesa foi declarada patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO?

Pois bem, o ato de comer no japão é tão rico em tradições e rituais que é considerado oficialmente aos olhos do mundo muito mais que apenas alimentar-se: é uma experiência cultural.

O Washoku (que significa culinária japonesa), reúne um conjunto de práticas que vai desde a preparação dos ingredientes até seu consumo, envolvendo uma rica experiência que engloba o respeito à natureza, qualidade dos alimentos, sazonalidade e coesão cultural do povo japonês, e atende a todos os critérios da UNESCO para a declaração de Patrimônio Cultural Intangível, recebendo este título ao final de 2013.

O que é Patrimônio Cultural Intangível?
“O Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, também chamado Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade é uma distinção criada em 1997 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura para a proteção e o reconhecimento do patrimônio cultural imaterial, abrangendo as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras.
Definição: “a totalidade das criações baseadas em tradição de uma comunidade cultural expressa por um grupo ou por indivíduos e reconhecidas como refletindo as expectativas de uma comunidade na medida em que reflete a sua identidade cultural e social”. (Wikipedia)”

A culinária japonesa desenvolveu-se ao longo dos séculos, passando por inúmeras interferências políticas e sociais no país, e vêm sendo transmitida de de geração em geração, valorizando o consumo de ingredientes naturais e saudáveis, como o arroz, peixe, legumes e raízes. Até mesmo os utensílios utilizados fazem referência ao respeito do povo japonês à natureza, sendo muito comum a o uso de talheres e pratos de madeira e bambú.

Por isso, agora você já sabe! Quando você for à um restaurante japonês, além de comer, você vai desfrutar de uma experiência cultural milenar, desenvolvida para aproximar a natureza, a comida, o ambiente e transformá-los em um só.

Bom apetite!

Fontes: UNESCO, Isto é Japão, Wikipédia e Embaixada Japonesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>